Os orientadores

Ana Afonso
Iniciou a sua actividade profissional como assistente editorial numa editora escolar. Durante dois anos, no advento das startups, trabalhou como gestora de conteúdos num portal de arte contemporânea, mas acabaria por regressar à edição escolar, onde se especializou como coordenadora. Atualmente é a editora responsável pelo catálogo de três chancelas distintas na área das edições gerais: BOOKSMILE, VOGAIS e NASCENTE.
É licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Universidade Católica Portuguesa, e com Pós-Graduação em Edição na mesma universidade.

Catarina Duff Burnay
Pós-doutorada em Ciências da Comunicação, é professora auxiliar da FCH/UCP, onde coordena o Mestrado em Ciências da Comunicação. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e coordenadora da equipa portuguesa para o Observatório Iberoamericano da Ficção Televisiva (OBITEL). As suas principais áreas de investigação são os estudos televisivos, a ficção televisiva na óptica da produção e da receção, estratégias de produção e programação, públicos e audiências.

Adriana Martins
Doutorada em Literatura Comparada, é atualmente Professora Auxiliar da FCH/UCP, aonde leciona Cultura e Globalização, Cinema Português e Cultura Portuguesa. Tem publicado nos domínios dos Estudos Fílmicos e da Literatura Comparada. É também Coordenadora de Relações Internacionais da FCH e investigadora sénior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC).

Jorge Fazenda Lourenço
Doutorado em Hispanic Languages and Literatures pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, é docente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Como investigador, tem-se centrado nas literaturas dos séculos XIX e XX, no estudo do Bildungsroman e nas questões da modernidade estética. É poeta, tradutor e ensaísta especialista em Jorge de Sena, tendo ganho em 2012 o prémio com o nome do poeta pela obra Matéria Cúmplice. Cinco Aberturas e um Prelúdio para Jorge de Sena (Guimarães editores).

Maria Eduarda Colares
Nasceu em Lisboa. É a criadora de algumas das mais emblemáticas frases da publicidade em Portugal, tradutora e autora de um livro de contos sobre curiosas coicidências ou ironias do destino, Coisas que não se dizem (Quasi edições). Licenciada em Germânicas, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, é tradutora literária. Foi a coordenadora da presença de Portugal no Salon du Livre de Paris e participa na organização de diversos festivais de cinema em Portugal, como Cinema Cineeco, Famafest e O Castelo em Imagens.

Nélio Pita
Nasceu na Madeira. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e em Teologia Espiritual pela Universidad Pontíficia de Comillas, Madrid, é Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA.
Pároco de São Tomás de Aquino, Lisboa, desde 2008 e, desde 2010, conselheiro da Província Portuguesa da Congregação da Missão. Melómano (ele próprio músico), é o responsável pela fortíssima programação musical da Paróquia, sendo também presença assídua em vários meios de comunicação da Igreja, como autor de textos teológicos ou comentador da atualidade.
