Os autores / orientadores
João de Melo
S. Miguel, Açores, 1949
Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Autor de mais de vinte livros já publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), algumas das suas obras de ficção valeram-lhe vários prémios literários, nacionais e estrangeiros, e foram adaptadas para teatro e televisão, estando traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia. O romance Gente Feliz com Lágrimas recebeu os maiores galardões e continua a ser uma referência na sua carreira literária. Lugar Caído no Crepúsculo (2014) marcou o seu regresso ao romance após um longo interregno. Em 2016, foi-lhe atribuído o Prémio Vergílio Ferreira, coroando a sua brilhante carreira literária.
[adaptado de Leyaonline.com]
Ana Margarida de Carvalho
Lisboa, 1974
Ana Margarida de Carvalho é jornalista e escritora. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, o seu primeiro romance Que Importa a Fúria do Mar valeu-lhe o prémio APE 2013. O mesmo livro foi finalista nos mais prestigiados prémios relativos à data de edição. Tem reportagens, contos e poemas espalhados por várias publicações e coletâneas e um livro infantil chamado A Arca do É, com o ilustrador Sérgio Marques. Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato é o seu segundo romance, foi considerado livro do ano 2017, nomeado pela SPA, e vencedor do Prémio Manuel Boaventura.
[retirado de wook.pt]
Clara Ferreira Alves
1956
Clara Ferreira Alves é escritora e jornalista, editora e crítica literária. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou a advocacia pela escrita. Editora e redatora principal do jornal Expresso onde assina a coluna Pluma Caprichosa. Fez jornalismo de guerra. Autora de programas culturais e documentários na televisão e do programa de comentário político Eixo do Mal. Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, do júri do German Marshall Fund em Portugal e do júri do Prémio Pessoa, o mais importante prémio português de Artes, Ciências e Humanidades. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa. É autora de uma coleção de crónicas, Pluma Caprichosa, das ficções Passageiro Assediado e Mala de Senhora e dos livros de ensaios Estado de Guerra e Cenas da Vida Americana. Publicou, em 2015, o romance Pai Nosso.
[adaptado de clubedoautor.pt]
Fernando Pinto do Amaral
Lisboa, 1960
Depois de frequentar a Faculdade de Medicina, que abandonou por falta de vocação, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa. É professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tradutor e crítico literário. Colabora regularmente no jornal Público e nas revistas Ler e Colóquio Letras. Tem comissariado alguns eventos dedicados à literatura, nomeadamente, a presença de Portugal nas feiras do livro de Frankfurt, Paris, Barcelina e Genebra.
Em 1990 publicou o seu primeiro livro de poesia, Acédia, a que se seguiram A Escada de Jacob (1993), Às Cegas (1997) e Poesia Reunida 1990-2000. De entre os seus ensaios destaque-se O Mosaico Fluido - Modernidade e Pós-modernidade na Poesia Portuguesa mais Recente (1991). Traduziu, entre outros, Baudelaire, Verlaine, Borges.
[adaptado de wook.pt]
Valério Romão
França, 1974
Foi três vezes selecionado no concurso nacional Jovens criadores (2000, 2001, 2002), duas em prosa, uma em poesia. Foi o representante português da área de literatura na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, em 2001, na Bósnia-Herzegovina. Na Faculdade, cursou Filosofia, área em que se licenciou. Tem escrito contos (o relojoeiro contorcionista, revista Magma; Facas na Cidade, revista Construções Portuárias), peças de teatro (Octólogo, TUP; Posse, Trindade; A Mala, CCB/Boxnova), feito traduções (V. Woolf, S. Becket) e tem colaborado com diversos artistas nacionais na definição de núcleos de sentido em peças multidisciplinares (moments of being; Beatriz Cantinho e Ricardo Jacinto; Peça Veloz Corpo Volátil; Beatriz Cantinho).
[retirado de wook.pt]
Tiago Patrício
Funchal, 1979
Nasceu na Madeira e foi viver para Carviçais com apenas 9 meses. Estudou na telescola, andou em carroças, conduziu carros sem carta, fez corridas de motorizada sem capacete e aos 19 anos ingressou na Escola Naval. Regressou à vida civil para estudar na Faculdade de Farmácia e em 2007 começou a trabalhar como farmacêutico. No mesmo ano venceu o prémio Jovens Escritores e foi seleccionado pelo Clube Português de Artes e Ideias para uma residência em Praga. Escreveu a peça Checoslováquia e o livro Cartas de Praga, apresentado em Skopje em 2009. Depois disso nunca mais conseguiu largar os livros nem o teatro. Venceu os prémios Daniel Faria e Natércia Freire em poesia e o Prémio Agustina Bessa-Luís em 2011 com o seu romance Trás-os-Montes.
Participou em algumas residências literárias: Turquia, Tunísia, EUA, Repúblicas Bálticas e alguns dos seus textos foram publicados no Egipto, Eslovénia, Espanha e República Checa.
[retirado de gradiva.pt]