Os orientadores - 1.ª temporada
Ana Paula Rias
Historiadora, com doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa, é especialista em História contemporânea. Iniciou a carreira como professora do Ensino Secundário em 1977. De 1991 a 2015 foi docente da Faculdade de Ciências Humanas da UCP e investigadora do seu Centro de Estudos de Comunicação e Cultura.
Marília dos Santos Lopes
Historiadora, com doutoramento pela Universidade de Bamberg, é especialista em História cultural da época moderna. Foi docente e coordenadora da área de História da Faculdade de Letras da Universidade Católica (1996-2006). Atualmente, é professora auxiliar com agregação da Faculdade de Ciências Humanas e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura.
Jorge Vaz de Carvalho
Poeta, ensaísta e tradutor premiado, é doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, onde é docente. Cantor lírico, estreou-se no Teatro de São Carlos de Lisboa, em 1984. Foi Director da Orquestra Nacional do Porto, entre 1999 e 2006, e, entre 2005 e 2007, Director do Instituto das Artes.
Rita Maia
É tradutora e investigadora na área dos Estudos de Tradução, doutorada em História da Tradução pela Universidade de Lisboa. Desde 2011, tem-se dedicado ao ensino do espanhol como língua estrangeira. É docente da Faculdade de Ciências Humanas.
Alexandra Lopes
É docente e investigadora da área dos Estudos de Tradução, disciplina em que obteve o doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa. Ao longo dos anos, tem assumido várias responsabilidades de direção e coordenação na Faculdade de Ciências Humanas. É também tradutora literária, tendo traduzido autores como Peter Handke, Hertha Müller, William Boyd e Salman Rushdie.
Jorge Fazenda Lourenço
Doutorado em Hispanic Languages and Literatures pela Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, é docente da Faculdade de Ciências Humanas desde 1993. Como investigador, tem-se centrado nas literaturas dos séculos XIX e XX, no estudo do Bildungsroman e nas questões da modernidade estética. É poeta, tradutor e ensaísta especialista em Jorge de Sena.
Inês Espada Vieira
Aceitei o convite para organizar este Clube de Leitura, de imediato e entusiasmada. Não foi nada difícil porque o pároco, o Pe. Nélio Pita, é um motivador nato, a equipa da Biblioteca se mostrou sempre solícita e empenhada, e os orientadores não hesitaram um momento em dizer sim a este desafio.
É um gosto grande e especial organizar esta iniciativa, juntando a Faculdade de Ciências Humanas, onde sou professora, e a Paróquia de São Tomás de Aquino, a minha paróquia, que é, também, a paróquia da Universidade. É à proximidade geográfica com a Universidade Católica Portuguesa que a Paróquia deve o nome do seu patrono.
Junte-se a nós neste caminho partilhado à volta dos livros.